17 março 2010

A Fé Que Perdura (2 Timóteo 1.5)


Na Bíblia, a palavra ''fé'' tem vários sentidos. O mais conhecido é a ''fé salvadora'', aquela fé em Cristo e em Deus que leva à salvação. Há também na Bíblia a fé como dom especial para realizar milagres - uma fé que nem todos têm, como mostra 1º Coríntios 12.9. Ainda podemos falar da fé como doutrina, a fé que nos foi transmitida pela pregação, como em Judas 3.
Mas há ainda a ma fé e a boa fé. Há a fé que não é verdadeira, que é fingida, que é incoerente, que é marcada pela falta de consistência. A fé ''da boca pra fora'', apenas da tradição. Esta é uma fé que não subsiste, não perdura. Ela não suporta o tempo, e nem consegue deixar de demonstrar sua verdadeira natureza.
Mas há a boa fé, a fé sem fingimento. Esta não é uma fé que exime de todas as dúvidas, de todos os questionamentos. A fé da certeza total de tudo não existe, é fingida, é fé dos arrogantes. Essa boa fé também não é, necessariamente, uma ''fé sabida'', de alguém que é intelectual. É uma fé simples, singela, mas muito forte e verdadeira.
Definindo a fé: A fé é simples, mas não é fácil.
Essa é a fé que passa de pai para filho, de filho para neto, de neto para bisneto, e assim por diante. É essa fé que eu quero ter! E você?

Na paz
Pr. Jonas

5 comentários:

Unknown disse...

muito bom esse artigo que fala da fé ele disse tudo a fé é simples, mais não é facil

nilo disse...

Bom.
Fé!

benício. disse...

Gostei muito da palavra...
influenciou minha vida.

Felipe Galli disse...

Eu gostei, como você gostou, como todos nós gostamos.

nilo disse...

ASEUHASUIEHUIASHEUSIAHEUIASHE!
CHOREI DE RIRRRRRRR MESMO