Na Bíblia, a palavra ''fé'' tem vários sentidos. O mais conhecido é a ''fé salvadora'', aquela fé em Cristo e em Deus que leva à salvação. Há também na Bíblia a fé como dom especial para realizar milagres - uma fé que nem todos têm, como mostra 1º Coríntios 12.9. Ainda podemos falar da fé como doutrina, a fé que nos foi transmitida pela pregação, como em Judas 3.
Mas há ainda a ma fé e a boa fé. Há a fé que não é verdadeira, que é fingida, que é incoerente, que é marcada pela falta de consistência. A fé ''da boca pra fora'', apenas da tradição. Esta é uma fé que não subsiste, não perdura. Ela não suporta o tempo, e nem consegue deixar de demonstrar sua verdadeira natureza.
Mas há a boa fé, a fé sem fingimento. Esta não é uma fé que exime de todas as dúvidas, de todos os questionamentos. A fé da certeza total de tudo não existe, é fingida, é fé dos arrogantes. Essa boa fé também não é, necessariamente, uma ''fé sabida'', de alguém que é intelectual. É uma fé simples, singela, mas muito forte e verdadeira.
Definindo a fé: A fé é simples, mas não é fácil.
Essa é a fé que passa de pai para filho, de filho para neto, de neto para bisneto, e assim por diante. É essa fé que eu quero ter! E você?
Na paz
Pr. Jonas
5 comentários:
muito bom esse artigo que fala da fé ele disse tudo a fé é simples, mais não é facil
Bom.
Fé!
Gostei muito da palavra...
influenciou minha vida.
Eu gostei, como você gostou, como todos nós gostamos.
ASEUHASUIEHUIASHEUSIAHEUIASHE!
CHOREI DE RIRRRRRRR MESMO
Postar um comentário