12 abril 2010

Capítulo 8 - Medo da violência

Mais uma segunda, mais um capítulo. Vai aí o 8º:

Capítulo 8 - Medo da violência

Contrariamente ao que esperaríamos, pessoas boas não estão livres da violência. Assassinos não dão um passe aos que são de Deus. Estupradores não examinam vítimas de acordo com currículos espirituais. Os maus e sedentos de sangue não poupam os que vão para o céu. Não somos isolados. Mas também não somos intimidados. Jesus tinha uma palavra sobre esse medo brutal: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10:28).

Jesus tinha dito aos seus discípulos para esperarem açoites, julgamentos, morte, ódio e perseguições (Mt 10:17-23). Talvez esse não seja o tipo de conversa motivacional que se tem com um time no vestiário. Mas para o crédito deles, nenhum fugiu.

Jesus levou seus discípulos ao encontro de dois endemoninhados que, vinham dos sepulcros (Veja a história em Mateus 8). Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Mas não Jesus. Ele entrou no cemitério como se fosse dono do lugar. Os demônios e Jesus não precisavam de apresentações. Nem ao menos discutiram. Jesus os exorcizou com uma pequena palavra. Cristo é o fogo, e os demônios são ratos no navio. Eles correram para água ao primeiro sinal de calor.

Você desfruta da guarnição da guarda de Deus (Romanos 8:35-39). A coragem emerge, não da segurança policial aumentada, mas da maturidade espiritual intensificada.

“Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no SENHOR está seguro” (Pv 29:25). Lembre-se, “a teus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos” (Salmo 91:11). Ele é seu “refúgio” (Sl 62:8), seu “abrigo” (Sl 32:7), sua “fortaleza” (2 Samuel 22:2). “O SENHOR” está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Sl 118:6). Satanás não pode lhe alcanãr sem passar por Ele.

Então, o que devemos entender das ocasiões em que Satanás nos alcança? Ou, mais supremamente, como devemos entender o sofrimento de Jesus? Uma morte mais calma teria bastado. Uma simples gota de sangue poderia ter redimido a humanidade. O mal pode ter seus momentos, mas eles são breves. E no entanto o mestre da morte não conseguiu destruir o Senhor da vida.

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10:28).

Fiquem na Paz!
Abraços, Galho. Boa semana.

4 comentários:

nilo disse...

Foto muito boa.

nilo disse...

Muito boa palavra também

Carlão disse...

Gostei de ver, jovens cristãos falando/discutindo sobre assuntos relevantes ao povo cristão que com certeza contribuirá para contuta do povo de Deus

pri disse...

muito essa mensagem... lendo a parte sobre salmo 91 me lembro uma musica que fala essa frase muito boa...(salmo 91 é o nome da musica)
nao sei se ja ouviram mas ela é legal...