19 abril 2010

Capítulo 9 - Medo do próximo inverno

Salve galera! Aqui vai o capítulo 9, continuando nossa leitura:

Capítulo 9 : Medo do próximo inverno

Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma e alegre-se’. Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’”. “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus” (Lucas 12: 16-21).

Ele parecia um sujeito descente, esse fazendeiro rico. Não há nenhuma menção a exploração ou fraudes para que ele acumulasse tal riqueza. Mas podemos perceber em suas falar alguns pronomes pessoais, que não estão escritos, mas subentendidos: Eu, Eu, Meu, Eu, Eu, Meu, Eu, Meu, Meu, Eu Meu. Não eles, não vós. Só eu.Mesmo quando ele disse ‘Você’, estava falando consigo mesmo.

Mas na mesma noite ele morreu. E Deus disse, “Insensato!”. O tolo rico foi à pessoa errada (“Ele pensou consigo mesmo”) e fez a pergunta errada (“O que vou fazer?”). Seu erro não foi o fato de ter planejado, mas o fato de que seus planos não incluíam Deus. Jesus criticou não a riqueza do homem, mas a sua arrogância; não a presença de objetivos pessoais, mas a ausência de Deus nesses objetivos. E se ele tivesse levado seu dinheiro à pessoa certa (Deus) com a pergunta certa (“O que queres que eu faça?”)?.

O acúmulo de riqueza é uma defesa popular contra o medo. Como tememos perder nosso emprego, plano de saúde ou benefícios, sermos assaltados na rua, acumulamos posses, pensando que, quanto mais tivermos, mais seguros estamos. Se não houvesse Deus, guardar coisas seria a única resposta apropriada para um futuro incerto. Mas há Deus. E esse Deus não quer que seus filhos confiem no dinheiro. Ele respondeu à tolice do homem rico com uma enxurrada de apelos “Não se preocupe”. “Não se preocupem com a própria vida...Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso” (Lucas 12:22-29).

Não seja soberbo. Não pense nem por um momento que você teve alguma coisa a ver com a sua acumulação. As escrituras deixam uma coisa clara: suas ações, seu dinheiro em espécie e seus fundos? Eles não são seus. Por que? Aqui vai a reposta: “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o SENHOR dos exércitos (Ageu 2:8). O rico tolo da história contada por Jesus não entendeu isso- Tolo.

Deus tudo possui e nos dá todas as coisas para desfrutarmos. E ele dá! Deus é o grande rio. O grande provedor. A fonte de toda benção. Absolutamente generoso e completamente confiável. Confie nEle, não nas coisas. Junte menos, compartilhe mais. “Pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.” E ,acima de tudo, substitua o medo do próximo inverno pela fé no Deus vivo. E o dinheiro? Tudo volta pra caixa quando o jogo acaba.

Abraços, boa semana. Galho

3 comentários:

nilo disse...

''Tudo volta pra caixa quando o jogo acaba.''

Dê valor a Deus.

guii disse...

"Entregue seus caminhos ao Senhor confia nEle e Ele tudo fará Sl 37.5" porque lá em Pv 8.18 Deus nos diz claramente que dEle é toda Riqueza durável e toda honra. Então meo fera não teme a Deus não, confia nEle de todo seu coração que vc não vai se arrepender.

nilo disse...

Aee Gui, com certeza velho. Deus é o caminho!