28 maio 2009

Mudanças do Vestibular por Ana Paula Machado.

Mudanças no vestibular 2010 e novo Enem

Para o ano de 2010 muitas mudanças são esperadas para os vestibulares e alguns dos principais do país já anunciaram novas regras e nova estrutura das provas.

A FUVEST, vestibular da USP, não contará mais a nota de sua primeira fase na soma final dos pontos, mas ainda contém 90 questões de múltipla escolha. Segundo professores e responsáveis pelo processo seletivo, a ideia é que os alunos selecionados para a segunda fase estejam mais preparados de modo geral e não apenas para uma área específica. A intenção é avaliar cada vez mais competência e habilidade do que apenas conteúdo, tirando fora o “decoreba”.

A segunda fase do vestibular será feita em três dias a partir desse ano. E, além de cobrar todas as disciplinas no ensino médio, contará com questões específicas da área escolhida pelo candidato. No primeiro dia a prova terá dez questões dissertativas de língua portuguesa e uma redação. No segundo dia serão abordadas todas as matérias do ensino médio, inclusive inglês, totalizando 20 questões discursivas, em que algumas serão interdisciplinares. No último dia serão 12 questões específica. Mas para alguns dos cursos mais concorridos haverá também questões de outras áreas. Por exemplo: O curso de medicina cobrará conhecimento aprofundado de geografia, enquanto o vestibular de direito terá a inclusão da matemática.

O teste de habilidade exigido em alguns cursos será feito antes mesmo da primeira fase do vestibular. E o exame de aptidão, pedido pelo curso de arquitetura, será feito após a segunda fase. As questões do último dia poderão ser de duas ou três matérias, dependendo da carreira escolhida. Todos as provas da segunda fase da FUVEST terão peso igual na soma final de pontos.


O critério de vagas para a segunda fase continua o mesmo. Para cada vaga são aceitos no máximo três candidatos. E, segundo a direção, o grau de dificuldade será mantido em todas as etapas. A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderá servir de ajuda para compor até 20% da nota da primeira fase do vestibular da USP.

O principal motivo para as mudanças é poder avaliar o aluno por suas capacidades hábeis e não apenas por seus conhecimentos gerais, que podem ter sido apenas decorados ao longo do período de estudos. Outro motivo seria dar oportunidade igual para alunos de colégio público e provado, dando mais chances para chegar à segunda fase.

Outro vestibular que contará com mudanças na estrutura este ano será o da Unesp. A partir de 2010 será composto por duas fases. A primeira etapa será feita em um dia contendo 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente em 3 partes: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, assim como no Enem.

A segunda fase do vestibular da Unesp será feita em dois dias e em cada um haverá 12 questões dissertativas, baseadas nas mesmas áreas citadas a cima. Serão convocados para participar dessa etapa de quatro a seis candidatos por vaga. As provas de habilidade serão aplicadas apenas aos vestibulandos que passarem para a segunda fase, avaliando o seu potencial para o curso escolhido.
Para ajudar na nota o Enem continua valendo e pode somar até 20% na primeira fase.

O Enem também apresentou mudanças. Agora o Novo Enem, como é chamado, conterá 200 questões ao invés de 63, como costumava ser, e será dividido em quatro áreas:
Linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. A prova será de múltipla escolha e feita em dois dias.

A novidade é que as universidades federais do Brasil poderão substituir seus vestibulares pelo Enem e podem optar por quatro possibilidades para isso. Poderão utilizar o exame como prova única; como primeira fase, e a segunda ficaria por conta da instituição; combinando a nota do Enem com a da prova tradicional e como forma de seleção para vagas remanescentes. Não é necessário que o aluno escolha o curso antes de se inscrever.

As vantagens da nova proposta, segundo o governo, são que estudantes têm que pagar apenas uma inscrição mesmo que se candidate em várias instituições, o vestibulando não teria mais que se deslocar de sua cidade para realizar a prova e o currículo do ensino médio será reestruturado.

Quanto ao conteúdo do exame, não haverá muita diferença. A carga de informação exigida será maior, mas a intenção é avaliar a habilidade de raciocínio, como já era antes. Os assuntos abordados serão, além dos presentes no dia a dia dos estudantes, história da cultura dos povos africanos, diversidade cultural no Brasil e políticas afirmativas. Também serão avaliados conhecimentos em teatro, dança, música e linguagem corporal. Saiba mais o que será exigido através do site do Ministério da Educação. Será publicado também um simulado para ajudar o aluno na preparação para a prova.

Até o dia 21 de maio 19 universidades federais decidiram usar o Enem como vestibular unificado ainda este ano para todas as suas vagar ou parte delas. A Unifesp é um dos exemplos. Dos 26 cursos que a universidade oferece, 19 selecionará apenas pelo Enem e não terá segunda fase. A UFRJ, segunda maior federal do país, também optou por realizar uma segunda prova discursiva.
Como alguns vestibulares de instituições feder

Um comentário:

nilo disse...

Caaaaraaacaaa!
muito mais complicado!
ahahahah