16 março 2011

A Excelência do Amor Cristão num Mundo de Muitas Fés

CRISTÃOS FAZEM BARREIRA PARA PROTEGER MUÇULMANOS EM PROTESTOS NO EGITO

Nestes dias atrás, eu fui surpreendido por uma foto intrigante que vi na internet. Uma multidão de muçulmanos egípcios estava fazendo sua oração costumeira no final da tarde, e havia uma corrente humana que os rodeava para protegê-los, tendo em vista os conflitos que estão acontecendo por lá.

O surpreendente é que es
sa corrente humana de proteção foi feita por cristãos! É isso mesmo, por cristãos! Não posso dizer exatamente o que estava acontecendo lá, mas o que me veio imediatamente em minha cabeça foi a idéia de liberdade religiosa fundamentada no amor.

Acredito que é muito provável que alguns crentes duvidem de qualquer possibilidade de cooperação entre cristãos e muçulmanos, especialmente por causa da visão equivocada de que todos, ou quase todos, são terroristas. Mas o ponto é que, mesmo que não concordemos com eles em sua fé, devemos defender o direito que eles têm de crer no que quiserem. É o principio da liberdade religiosa.

Muito mais do que isso, foi justamente esse o princípio da excelência do amor ensinado por Jesus, que superou a idéia de "próximo" como "compatriota" (Levítico 19.18), para "próximo" como até mesmo o "inimigo" samaritano (Lucas 10.29-37).

Os muçulmanos não são nossos inimigos, mas seres humanos que creem diferente de nós, para os quais devemos mostrar o amor que Jesus nos ensinou. Ai está o estilo de vida que devemos ter nesse mundo de muitas fés e religiões.


Um grupo de Cristãos coptas, que são cerca de 10% da população egípcia, decidiram dar as mãos e criaram uma espécie de corrente humana para proteger uma centena de muçulmanos que interromperam os protestos contra Mubarak para as orações mandatórias do islamismo. Mesmo em minoria, os cristãos atuaram como uma espécie de equipe de segurança, protegendo seus compatriotas da religião diferente de qualquer ataque inesperado da polícia ou de outros manifestantes. Paz em meio à guerra.
Tolerância em meio a repressão. Exemplo de fraternidade resumida em uma imagem!

Nenhum comentário: