07 fevereiro 2008

Fala Jonas! dia 07/02/2008


QUEM É CARNAVÉLICO?
Esta palavra que inventei, “carnavélico”, é uma mistura de “carnavalesco” com “evangélico”.
É bem conhecida a distância que evangélicos mantém do carnaval. Para nós, este é o tempo dos “acampamentos” e “retiros”. A grande maioria de nós se afasta. Uma prática que tem muitos méritos.
Mas a pergunta aqui é se evangélicos não são “carnavalescos” durante o ano, isto é, “carnavélicos”. Cantam, dançam e pulam ao som de “louvores” no domingo, mas na segunda feira (de cinzas?) tudo volta ao normal, isto é, a mesma vidinha errada de sempre. Se “resguardam” no carnaval, mas no resto do ano, à semelhança do que muitos brasileiros fazem no carnaval, dão vazão a tudo que é mal (confira Gálatas 5.19-21). O que é bom (confira Gálatas
5.22-23) fica, ironicamente, para os retiros de “carnaval” (se é que ficam!).

Isto não é ser “evangélico”, é ser “carnavélico”! Que Deus nos guarde disso!
Na Paz,
Pr. Jonas

2 comentários:

Anônimo disse...

Haha. Muito bom! Para não sermos carnavélicos é importante esse tipo de retiro. Após o acampamento me sinto muito bem com Deus. (isso que eu não fiquei todos os dias e também não peguei a primeira palestra. Mas apesar disso, fiquei no quarto dos pastores...) Será que foi isso que me trouxe essa proximidade com Deus????

Anônimo disse...

Muito boa a colocação do pastor Jonas !!! As vezes pensanmos nos retiros como algo para estar distante do mundo e de suas obras, (Talvez algo longe da realidade em que vivemos). Mas ao sairmos dos retiros, (voltarmos a realidade) simplismente somos participantes da obras do mundo. Ou seja aquela "santidade" que queremos demonstrar nos acampamentos e nas celebrações aos domingos desaparecem no restante do ano.
Em vez de sermos gratos a Deus pela benção concedida nos retiros e nos cultos, simplemente durante as semanas e o ano abandonamos a Deus caindo nas "graças" do mundo.

Fiquem na paz