10 maio 2010

Capítulo 12 - Medo de que Deus não exista

Vamos continuar na leitura aqui. Tá acabando, rapaziada! Vai lá o 12º capítulo:


Capítulo 12 – Medo de que Deus não exista (Lucas 24:38)

O medo de que Deus não exista. O medo de o “porquê” não ter resposta. O medo de uma vida sem rumo. As sombras geladas, silenciosas e horríveis da solidão em uma vale. O vale da sombra da dúvida. Até certo ponto todos nós nos aventuramos no vale. Em determinado momento todos nós precisamos de um plano para escapar dele.

Como Cristo responde quando duvidamos dele? Aqueles que duvidam periodicamente de Cristo tomem nota e criem coragem. Os apóstolos também tiveram suas dúvidas, principalmente quando Ele ressuscitou. Mas Cristo se recusou a deixá-los a sós com suas perguntas.

Seu rosto é marca d’água em mais histórias do que você pode imaginar. Jesus é Noé, salvando a humanidade do desastre; Abraão, o pai de uma nova nação; Isaque, posto no altar por seu pai; José, vendido por um saco de prata; Moisés, chamando escravos à liberdade; Josué, apontando na direção da terra prometida.

Não deixe passar despercebida a conexão causal de Cristo entre o medo e a dúvida. Medos não-respondidos criam discípulos fracos. Não é à toa que Cristo faz de nossas hesitações sua maior preocupação.

As perguntas podem nos levar a se esconder. Entretanto, a caverna não tem respostas. Cristo distribuiu coragem pela comunidade; dissipa dúvidas pela comunhão. Ele nunca deposita todo o conhecimento em uma pessoa, mas distribui pedaços do quebra-cabeça a muitas. Quando você conjuga o seu entendimento com o meu, e compartilhamos nossas descobertas com eles... Quando nos reunimos, misturamos, confessamos e oramos, Cristo fala.

A união dos discípulos nos instrui. Eles ficavam juntos. Não é a imagem da igreja – compartilhando notas trocando idéias, discutindo possibilidades, elevando os espíritos? E ao fazê-lo, Jesus apareceu para ensinar-lhes, provando que “onde se reunirem dói ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mateus 18:20).

E, quando Ele fala, compartilha sua própria história. A terapia de Deus para os que duvidam é a sua própria Palavra. “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Então a escute.

Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês?” (Lucas 24:38).

Nenhum comentário: