17 fevereiro 2010

Lições do Carnaval


Existem muitas cosias relacionadas ao carnaval que são incompatíveis com a fé cristã. De modo geral, podemos destacar os típicos ''exageros'' que contradizem o princípio cristão de auto-controle como o fruto do Espírito Santo.
Mesmo assim, há lições importantes que podemos e devemos aprender com o carnaval, especialmente com o desfile das escolas de samba. É impressionante como as pessoas estão dispostas a investir suas vidas e seu dinheiro no que acreditam. É impressionante também como como elas dedicam boa parte de seu tempo do ano inteiro para se prepararem para 4 dias do ano. É impressionante ainda o valor que dão aquilo que fazem. Chama atenção ainda a capacidade de inovação e adaptação de vários setores da vida ao carnaval, que se tornam tema de seus enredos.
Deveríamos aprender essas coisas com o carnaval. Não deveríamos nos contentar com o ''mais ou menos'', com o ''de sempre'', com a ''aprovação pela média 7''. Especialmente porque somos homens e mulheres de Deus engajados no Reino de Deus. Que Deus nos ajude a não ficarmos no ''deveríamos''. Pelo contrário, que nesse ano da conquista possamos nós demonstrar esses valores!

Nenhum comentário: