09 julho 2008

9 de Julho


Alguém sabe por que é feriado em São Paulo hoje?

Esse é um artigo só pra curiosidade, porque Jovens IBBN também é conhecimento.

Até 1930 o Brasil estava na chamada República Velha. A presidência da República era sempre alternada entre um paulista e um mineiro o que gerou o nome de "Política do Café com Leite" por que esses eram os principais produtos desses dois estados(Café-SP e Leite-MG).

Chegado então em 1930 houve eleição e quem concorria ao cargo era Júlio Prestes(Paulista) e Getúlio Vargas(Gaúcho). Só pra lembrar que as eleição era direta, mas o voto nao era universal. As mulherer não podiam votar.
Resumindo... Getúlio ganhou e isso já gerou um foco de resistência ao Governo aqui em São Paulo. Até o candidato a vice-presidência com Vargas, João Pessoa, foi assassinado. Vargas prometeu uma nova Constituição, que não aconteceu no primeiro ano. Isso só aumentou a resistência paulista ao Governo de Vargas.

4 manifestantes morreram num protesto pela Constituição no dia 23 de maio de 1932 (Mário Martins de Almeida; Euclydes Bueno Miragaia; Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade, de 30, acabaram tornando-se símbolos do movimento. As iniciais dos seus nomes mais usados formaram a sigla M.M.D.C. (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) e batizou a campanha.

O estopim para a revolução foi mesmo quando o ex-candidato Júlio Prestes mobilizou tropas no Estado com o apoio do Governador Pedro de Toledo. São Paulo tinha um exército de 40mil pessoas, muitos deles eram voluntários e o Estado começaria a produzir material bélico.
A desigualdade entre as tropas de São Paulo e as tropas de Getúlio era muito grande e no dia 03 de Outubro as tropas se renderam.

Foram mais de 600 mortes principalmente paulistas. Pelo menos, em 1934, foi estabelecida a nova constituição.



Memorial de Revolução



"O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.
Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração por todas as gerações"
Salmo 33: 10 e 11


Nenhum comentário: