28 março 2008

"Ponto de Contato" - C.S.Lewis


"Nunca devemos supor que oorgulho seja algo que Deus proíbe por se sentir ofendido ou que a humildade seja algo que ele exige, em função da sua própria dignidade(como se Deus tivesse qualquer orgulho). Ele não está nem um pouco preocupado com a sua própria dignidade. O fato é que ele quer que você o conheça; quer se dar pra você. E Deus e você são de um tipo tal, que, se você quiser reamente manter qualquer contato com ele, terá de ser humilde de fato - agradavelmente humilde, sentindo o alívio infinito de ter se livrado de uma vez por todas de toda a bobagem tola sobre a sua própria dignidade, que o tornou tão ansioso e infeliz por toda a vida. Ele está tentando fazê-lo humilde a fim de tornar possível esse momento: despir você de um monte de roupas ridículas, feias e fora de moda com as quais todo nós nos vestimos e ficamos andando de narizes empinados, sentindo orgulho de sermos os verdadeiros idiotas que somos.

Eu gostaria de estar um pouco mais adiante em relação à minha própria humildade; se assim fosse, provavelmente eu poderia falar-lhe mais sobre o alívio, o conforto de livrar-me da fantasia, do falso eu, com todos os seus "Olhem para mim!" e "Não acham que eu sou uma boa pessoa?", com toda sua pompa e circunstância. Chegar perto disso, nem que seja só por um instante, é como dar um copo de água a um homem perdido no deserto."
C.S. Lewis

Um comentário:

Anônimo disse...

Curti o texto do cara.
Será que ele se orgulha do que escreveu? Brincadeira...

Muito bom a linha de raciocínio...ele inverteu a ordem. Sempre penso em ser humilde. Mas, como ele falou, não adianta ser humilde se não for para o propósito certo.