09 setembro 2011

A Misericórdia Supera o Sacrifício

Pois desejos misericórdia e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos. Osérias 6:6

Quando passamos a considerar as outras pessoas, seus pontos de vista e sentimentos, podemos aumentar o nosso grau de sensibilidade, compaixão e misericórdia para com o próximo. Então, entendemos mais claramente o que Deus requer: Quero misericórdia e não sacrifício (Oséias 6:6)

Por meio do sacrifício buscamos purificação e justificação para nós. No entanto, pela misericórdia, buscamos também o bem alheio; demonstramos reconhecer a nossa fragilidade e limitação como ser humano ao mesmo tempo em que manifestamos longanimidade e amor fraternal. Então, o que Deus faz quando somos misericordiosos? Ele nos perdoa, manifestando Sua misericórdia a nós também. É por isso que Jesus disse: Bem-aventurado os misericordiosos, porque eles alcançaram misericórdia (Mateus 5:7)

Manifestamos empatia e compaixão quando aprendemos a chorar com os que chorar e a alegrar-nos com os que se alegram. Para isto, precisamos cultivar o mesmo amor expresso em Cristo; algo tão profundo que levou Jesus a dar a Sua própria vida para resgatar a humanidade. Se nos espelharmos no Messias, fazendo com que o olhar misericordioso substitua o dedo acusador, certamente Deus usará de misericórdia para conosco, compreendendo nossas fraquezas e moldando nosso caráter de acordo com o dEle.

Nenhum comentário: