25 abril 2008

Fala Jonas! - Dia 25/04/2008


MAL INCURÁVEL?
Toda a nossa sociedade está muito chocada com o caso da morte da menina Isabella. Todos concordam: somente um monstro, um ser desumano poderia ter feito tal coisa.

Entretanto, acredito que o que mais nos choca não é a brutalidade do ocorrido. A violência tem sido uma rotina noticiada todos os dias. Inclusive a violência contra crianças, e mesmo de pais e mães contra crianças. Não é incomum histórias de crianças abandonadas e escravizadas pelos próprios pais.

Mas o que choca é o fato de que uma família aparentemente “normal”, de classe média, bem situada na vida e de condição financeira aparentemente melhor do que a maioria dos brasileiros, possa abrigar pessoas capazes de tamanha crueldade.
Se as evidências se confirmarem (e espero que não se confirmem), então, estamos diante de algo assustador. A capacidade do ser humano de cometer atrocidades contra seus próprios filhos e depois mentir tranquilamente alegando inocência.

Parece que o profeta Jeremias (17.9) estava certo: O coração do ser humano é “incurável” (NVI) ou “desesperadamente corrupto” (Almeida Atualizada). Seria esta uma visão muito pessimista do ser humano?

Pr. Jonas.

Nenhum comentário: